▬ Frívola – talvez seja uma palavra que retrata bem a sociedade de nosso tempo – uma geração, superficial, barata, e fútil.
E parece que o apóstolo Paulo estava argumentando com um jovem pastor em nossos dias quando escreve a Timóteo.
Começa alertando que seu filho na fé deveria tomar cuidado com as fábulas, com as historinhas baseadas no conhecimento do homem (1Tm 1.4). E diz que algumas pessoas se perderam em meio a frivolidade de seus pensamentos.
A solução pra fazer a diferença nesta geração – é a mesma solução que Paulo deixou registrada no primeiro século.
Costumamos dizer que nossa época é a pior de todas, mas quando estudamos a historia de humanidade percebemos que o homem nunca quis saber de Deus. Todas as épocas tem seus prós e contras, mas é claro que a tendência de acordo com a própria revelação de Deus é que a fé iria se esfriando e que as coisas ficariam ruins – mas a ênfase é que as verdades de Deus são aplicáveis para nossos dias. Deus ao pronunciar sua palavra garante que ela não volta vazia, garante que ela é a verdade, e tudo se cumprirá.
A solução então é o motivo pelo qual Paulo escreve: Ele diz a Timóteo que ele precisava ter três características para não ser medíocre como sua geração.
1) Amor que procede de um coração puro.
O Amor não é baseado no seu gosto pessoal, não se baseiam em nossos sentimentos e nem em nas nossas motivações egoístas, mas o amor é baseado ne algo externo, não é algo que vem do homem, ou seja não temos como purificar nosso próprio coração, Deus através das Escrituras diz que nosso coração é enganoso, e que toda maldade procede de nosso coração. A única forma de sermos puros é através da obra de Cristo, somos lavados pelo sangue vertido na cruz. Ou seja, fomos lavados porque Cristo pagou um alto preço, e isto causa mudança interna, que reflete em nossa vida externa. O que amávamos, passamos a odiar, pois passamos a amar o que Deus ama.
2) Uma boa consciência
O que determina o que é certo e errado é nossa consciência diz nossa geração, mas Paulo diz a Timóteo tenha uma boa consciência, não diz aceite todas posições, pois todas as opiniões são validas.
“Uma boa consciência” é fundamentada na palavra, no coração purificado. Não é porque digo que tenho uma boa consciência, que eu tenho. O que vai mostrar se tenho são os sinais. Como não adianta dizer que não temos uma doença se temos todos os sintomas.
3) Uma fé sincera
A fé em Cristo sincera esta totalmente ligada a fidelidade, o termo original traz esta entonação, um grande exemplo é o texto de Hebreus capitulo 11, onde a uma exposição dos heróis da fé, de homens que viveram pela fé, que foram fieis a Deus e a sua promessa.
Convicção verdadeira, não é uma mera confissão. Uma fé depositada em Cristo é caracterizada por uma total dependência Nele.
Para concluirmos, Para viver acima de mediocridade de nossa geração frívola, superficial, barata, e fútil precisamos nos aprofundar num relacionamento verdadeiro com Deus.
Vamos praticar...
Somos desafiados a viver diferente de nossa geração, e isto começa pela nossa crença, a modo como vemos o mundo.
Pense nas coisas que você faz, no que você gasta suas forças e recursos... E verifica se nisto manifesta um amor que procede de um coração puro, que tem uma boa consciência, e uma fé sincera. Ou se é movido por um coração egoísta.
Busque a profundidade mergulhando no conhecimento do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário