segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Vestindo-se para luta...

 ▬ “Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação”. 1 Tessalonicenses 5:8

Muitas vezes perdemos a noção que a vida é uma guerra, que precisamos estar preparados para uma batalha sangrenta, o apostolo Paulo utiliza varias vezes a ilustração de um soldado para falar do cristão, e isso para destacar esta grande verdade que a vida é difícil, que conflitos seriam travados, e tudo isto também foi alertado por Cristo: o mundo nos odiaria, satanás fará de tudo para nos destruir, e mais ainda, que as maiores batalhas seriam travadas em uma esfera espiritual.
Por isso, precisamos estar preparados, fortalecidos, com exercícios intensos, e muita disciplina. A igreja foi chamada para guerrear, mas hoje ela tem sido mais um hospital (não que não tenha enfermos no exercito).
Quem ingressa no serviço militar sabe que não é fácil, pois a propósito dos instrutores e sargentos é fazer com que o soldado esteja pronto para o dia da batalha, não pode se aliviar; não existe preocupação com baixa autoestima, se os soldados gostaram ou não de marchar na lama, ou de ficar de vigília no período da noite. O único propósito é com que os soldados estejam prontos.
Homem fazendo coisas de homem, deixando as coisas de menininhas, homens prontos para luta, prontos para morrer se preciso em favor de algo maior.
É com este tipo de realidade que o apostolo compara a jornada cristã, o inimigo não hesitará se tiver a oportunidade de nos tragar, de nos destruir, por isso precisamos estar prontos para a batalha.
Nós que somos de Deus, sejamos sóbrios, atentos; e também é necessário colocar a armadura que Deus disponibiliza (Ef6. 11ss),
Vestindo a couraça da fé e do amor – a couraça é uma parte da armadura que protege o peito e parte das costas. Se mantivermos a fé acesa dentro de nós, ela nós protegerá de tudo. Pois quem crê não é abalado por palavras de afronta, não se sente esquecido quando vê outros conquistando o que você deseja, não desiste perto da vitória. Mesmo chorando, segue em frente. A fé é uma verdadeira couraça.A fé perseverante é a melhor proteção que existe para um coração em processo de espera. É a proteção perfeita!
Capacete da salvação: O capacete é a defesa da cabeça e Paulo não podia usar outro símbolo mais adequado à vestidura do cérebro cristão, além do capacete da esperança na salvação. Se o sentimento,
muitas vezes, está sujeito aos ataques da cólera violenta, o raciocínio, em muitas ocasiões, sofre o assédio do desânimo, à frente da luta pela vitória do bem, que não pode esmorecer em tempo algum, por isso precisamos de proteção.
Dentro desta ideia o apostolo Paulo diz: “use as armas de Deus que protegem seu coração e sua cabeça, estes são pontos vitais, que o inimigo quer destruir”.
Aqui o vemos que estas três virtudes nos auxiliam na batalha, nos dá condição de ser vitoriosos, ou seja, a fé, a esperança, e o amor não são apenas sentimentos românticos para o cristão, mas sim é essencial para sua existência e vitória.
Para enfrentar seus dias proteja seu coração com a couraça da fé e do amor, e proteja seus pensamentos, sentimentos, emoções com o capacete da fé, que certamente vocês serão vitoriosos.

Vamos praticar:
Busque ao Senhor pela manhã, não deixe começar o dia sem vestir a armadura concedida por Deus, para que consigamos enfrentar as batalhas do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário